LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DAS CÉLULAS ESTAMINAIS
José Bragança
Interesses Científicos
Projectos e Colaborações
Vias que controlam a indução e manutenção da pluripotência das células estaminais embrionárias e das iPSC
Demonstrámos que o modulador transcricional Cited2 desempenha um papel importante na proliferação, na auto-renovação, na sobrevivência e na diferenciação das células estaminais embrionárias (ESC - Embryonic Stem Cells em Inglês) de ratinho. Cited2 controla a expressão de Nanog e outros factores de transcrição que são essenciais para a manutenção da pluripotência das ESC de ratinho. Além disso, determinou-se que Cited2 é essencial para o início do processo de reprogramação de fibroblastos embrionários de ratinho em células pluripotentes induzidas (iPSC - induced Pluripotent Stem Cells em Inglês), pelo método descrito pelo Professor Shinya Yamanaka que recebeu o Prémio Nobel de Medicina em 2012.
Este trabalho resultou de uma colaboração com o Professor Kamil R. Kranc (University of Edinburgh), o Professor Tariq Enver (UCL) e a Dra Jenny Nichols (University of Cambridge).
Estamos a investigar os mecanismos moleculares pelos quais Cited2 está envolvido na indução e na manutenção da pluripotência .
Reprogramação de células iPS
Em colaboração com a Dra Olga Amaral (Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, Porto), estamos interessados em utilizar a tecnologia das iPSC para modelizar Doenças de armazenamento lisossomal.
Em colaboração com cardiologistas Portugueses, em especial o Dr Nuno Marques (Universidade do Algarve), a Dra Olga Azevedo (Hospital de Guimarães) e o Dr Luis Lopes (Universidade de Lisboa), estamos interessados em modelizar Doenças cardíacas.
Em colaboração com a Professora Leonor Faleiro (Universidade do Algarve), estamos a estudar Diabetes tipo I.
Diferenciação de células estaminais embrionárias e iPSC em linhagens de células cardíacas
Estamos interessados na compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na diferenciação das ESC, em particular em progenitores cardíacos dos campos primários e secundários do coração que originam a maioria das estruturas do coração embrionário. Para este fim, estabelecemos um perfil de expressão dos genes (incluindo variantes de "splicing") por sequenciação de ARN das ESC pluripotentes e de células derivadas das ESC nos passos críticos de diferenciação para a linhagem cardíaca. Este trabalho é uma colaboração com o Professor Matthias Futshick (Plymouth University), Dr Agapios Sachinidis (University of Cologne) e o Dr Ibrahim Domian (Harvard Stem Cell Institute).
Caracterização da actividade eléctrica de células derivadas de células estaminais embrionárias
Projecto desenvolvido em collaboração com o grupo de investigação do Professor Henrique Leonel Gomes (Universidade do Algarve).
Regulação epigenética da expressão de genes durante a meiose e a maturação do oócito
Colaboração com o Professor Rui Gonçalo Martinho (Universidade do Algarve).
Regulação da neurogénese
Colaboração com o Dr João Malva (Universidade de Coimbra) e a Professora Liliana Bernardino (Universidade da Beira Interior).